segunda-feira, 1 de julho de 2013

“Sonha que é de graça”


Acontece que as circunstâncias, os fatos, os dias, sei lá, tudo parece ir contra a corrente. O riso já não é mais fácil. O mal humor não é só pela manhã, a vida está andando e você continua parado. Tudo vai, menos você, tudo gira, menos você. De longe alguém te observa e aos olhos dele está tudo normal, mas a verdade é que você sente a vida como um stop motion feito com poucas fotos.

Tantas perguntas e quase nenhuma resposta. É preciso saber buscar e mais do que isso, é preciso saber encontrar e lidar com as possíveis respostas aos nossos questionamentos. Um dos ditados que mais gosto, diz assim: "Deus dá o frio conforme o cobertor". E é bem isso. Mesmo com tudo lento e com a chuva caindo dentro e fora de você o frio não excederá sua capacidade de lidar com os problemas que são mostrados pouco a pouco conforme os dias seguem. Dar tempo ao tempo, sabe como é?
Guimarães Rosa escreveu certa vez que o que a vida quer da gente é coragem, mas acho que muito mais que coragem ela quer da gente paciência e fé. Ela quer que a gente tenha capacidade de saber quando ter coragem e quando esperar para usar essa coragem toda.

Eu acho que se não temos respostas, pelo menos a gente pode sonhar que tem, ou quem sabe, escrever sobre nossas dúvidas. A escrita me salva de mim, me mostra um mundo que desconheço até o momento em que começo a tirar a poeira das palavras e colocá-las em um texto qualquer que sempre diz muito sobre quem sou e penso. A escrita me dá paz, esperança, fé, amor, luz... A escrita faz um lado de mim florir e emanar seu perfume para as outras partes não atingidas pela paz. O que eu faço não se aplica, mas o que eu escrevo pode ter algum proveito: enfeite-se de vida e dê a mão para a coincidência que está passando.
E se a coincidência não surgir? A gente sempre pode sonhar com um mundo sem esperas, ou quem sabe, sonhar que existem as esperas com a certeza da chegada. Podemos sonhar que passeamos de mãos dadas com a incerteza, mas que logo mais a certeza nos tirará para dançar. Podemos acreditar, por um segundo que seja, que ser feliz faz parte do direito de todo ser humano e que não importa qual rumo a sua vida tome você conseguirá sorrir com satisfação da vida que tem. Podemos sonhar que estamos patinando no gelo enquanto tudo que a gente gosta pode ser encontrado em uma loja ao lado, inclusive os sentimentos que vêm em potes delicados e floridos. A gente pode sonhar que os brindes distribuídos por essa loja são balas com sabor de beijos apaixonados e pirulitos de marshmallows com sabor de abraços sinceros. Podemos sonhar que “loja” é só um nome de praxe, já que lá todas essas delicadezas são dadas de bom grado e sempre que algo é retirado, imediatamente é substituído. A gente pode sonhar que o amor não acaba nunca, o que é mesmo verdade. Mas faz bem colocar sentimento lindo assim em sonho também.
É certo que a gente nunca vai entender o que o destino nos mostra, mas isso também deve fazer parte, não é mesmo? Que se há de fazer? Sonhamos, vivemos e sonhamos novamente para não perder o costume de ver boniteza por todos os lados. A gente pode sonhar, não pode? Porque sonhar é bom, é do bem, estimula a criatividade e faz a gente aceitar melhor a realidade que nos é dada.

Um comentário:

  1. Nalu... Sempre "visito" seu blog, que diga-se de passagem começou qdo da curiosidade em procurar uma xará para minha filha... curiosidade em saber como seria a personalidade de uma Sra Nalu.. rsrsrs ou quem sabe Sta... Parabéns pelo Blog e qto as fotos dos Dreads, mto boas!!

    ResponderExcluir